quinta-feira, 15 de novembro de 2012

6 anos sem Vital: será que já foi substituído?

Parece que foi ontem, mas já se passaram seis anos desde a última edição de uma das maiores micaretas do país, o Vital. Nosso carnaval fora de época acontecia sempre durante o feriadão da Proclamação da República, dia 15 de novembro, e reunia milhares de foliões de várias partes do Brasil em três dias de pura folia. E agora, depois de tanto tempo, será que podemos dizer que o Vital já foi devidamente substituído?

Bom, se perguntarmos aos foliões, com certeza, a resposta (pelo menos da maioria) será não. Todos os anos, quando se aproxima esta data, o público capixaba relembra os dias de folia vividos na Praia de Camburi, em Vitória, palco das principais edições do Vital - o último, já com clima de adeus, em 2006, aconteceu na Praça do Papa, num formato indoor.

Junto com o Vital, meses após o anúncio de que a edição 2007 não seria realizada (um projeto, chamado Cidade Vital, chegou a ser apresentado à imprensa pelos organizadores), a empresa organizadora, Ondaluz Eventos, também se desfez, dando lugar às empresas que hoje tomam conta do calendário de eventos do ES: BCG Eventos, Fatto Entretenimento e Group Entretenimento.
 
As novas empresas que surgiram como o fim do Vital colocaram em prática projetos para tentar substituir a micareta, ou pelo menos criar um novo evento do mesmo porte. Em 2009, a Group Entretenimento lançou o Espírito Elétrico, que hoje já está consolidado entre os foliões e acontece todo mês de outubro. A BCG Eventos, em 2010, lançou o Vitória Folia, projeto que contou com o apoio da Prefeitura de Vitória para tentar trazer à cidade os turistas que curtiam o Vital e ao mesmo tempo reviver o clima de festa que tomava conta da nossa capital, mas, infelizmente, o evento teve somente uma edição.
 
Talvez, ainda não seja possível dizer com todas as letras que o Vital já foi devidamente substituído. Acredito, na verdade, que nunca será. Só quem curtiu os dias de Cerveja & Coco, Nana Banana, Siri na Lata, e tantos outros blocos, pode dizer como era a energia daquele evento. Vamos viver a saudade e contar para os filhos os bons momentos!

Nenhum comentário: