sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

História do Vital - Micareta de Vitória ES

Nos últimos anos, os carnavais fora de época se transformaram em tradição por todo o Brasil. Mas como nasce um grande carnaval fora de época? Parece simples, que, em suas primeiras edições, já começam com uma grande estrutura e com muitas bandas de destaque. Para que todos conheçam essa evolução, por que passa uma micareta, vamos conhecer a história do Vital, uma das maiores micaretas do país.

O Vital nasceu no ano de 1994, com a tradicional Lavagem do Triângulo, na Praia do Canto. A festa contou com somente duas atrações, Asa de Águia e Furta Cor. Nesta época, a banda Asa de Águia ainda estava construindo sua carreira, com apenas 6 anos de estrada, e graças ao trabalho dos organizadores e da vontade de festa dos capixabas, levou 60 mil pessoas à avenida.

Marcado pela certeza de sucessos nos anos seguintes, a previsão concretizou-se. Em 95, o número de foliões cresceu para 200 mil. As grandes atrações foram a banda Chiclete com Banana, com o Bloco Nana Banana, e as bandas Mukeka e Asa de Águia, com o Bloco Mukeka. Em 1996, o Vital levou 300 mil pessoas para a Praia de Camburi e engrossou, ainda mais, o cordão dos blocos e bandas.

No ano de 2000, a festa estava ainda maior. Esperando cerca de 700 mil foliões – 40 mil turistas – o Vital contou com grandes nomes, como Chiclete com Banana, Banda Beijo e Ivete Sangalo, e marcou a estreia do Bloco Siri na Lata. Em 2003, a micareta contou com uma grande estrutura: 400 camarotes, 2 mil lugares nas arquibancadas, 140 toneladas de estrutura metálica e 5 blocos, com todas as grandes atrações da época.

O Vital 2005, último na Praia de Camburi, reuniu turistas de vários estados do país e foi considerado o melhor e maior de todos os anos. Em 2006, Após problemas com moradores da região de Camburi, o Vital ganhou uma nova estrutura, tornou-se “in door”, na Praça do Papa, contando com apenas dois grandes blocos: Nana Banana e Uau Cerveja & Coco. A promessa do Vital 2007 em uma nova área de eventos, a “Arena Vital”, não foi possível de ser realizada e, junto com a Ondaluz Eventos, a micareta chegou ao fim.

Como vimos, uma das maiores micaretas do país não começou com todas as grandes atrações, somente com uma, e com o apoio dos foliões e o trabalho da organização, tornou-se um evento que marcou e muito a história de foliões de todo o país. A empresa organizadora não faz um evento sozinha, o público é fundamental, não só para comprar os abadas, mas para divulgar, mostrar aos outros que o evento é bom para as pessoas e para a cidade, e ainda para fazer uma nova micareta ganhar toda a tradição e o sucesso que um dia teve o Vital.

12 comentários:

Amanda Oliveira disse...

É revoltante ler essa história e saber que o meu pai foi quem mobilizou os moradores para acabar com o Vital.
Por ironia do destino a filha dele ama micareta e é fã da Cláudia Leitte

Unknown disse...

Ja ta certo a data do "Vital" esse ano Vitoria folia? =D muito animado com isso =D

Unknown disse...

otima lembraça o publico e fundamental.

André disse...

Os numeros apresentados são uma piada... 700 mil pessoas no Vital?

O maracanã cabe 80 mil.

No vital existiam 2 mil vagas na arquibancada. Nos blocos menos de 3 mil cada um. Como chegou-se nessa conta?

Eu não era muito contra isso aí. Mas eu era contra, porque se o evento é privado, que seja em local privado e que não atrapalhe a cidade toda por causa de meia dúzia de pessoas.

700 mil pessoas... a população da grande vitoria tem 1,5 milhão e meio. Metade estava naquela pequena faixa de camburi? Quanta informação falha. Pelo amor de Deus.

manrick chiclete disse...

700 mil pessoas eram nos 3 dias de festa.

Unknown disse...

Ola boa tarde!! Gostaria de sabem o nome da empresa que puchava os trios eletricos ?????

Unknown disse...

Amigo participei tocando em banda no vital e te falo que 200 mil pessoas era muito fácil ali em camburi.

Unknown disse...

Vital era bom demais.

Unknown disse...

Esse André realmente não entende nada de evento, Copacabana toda virada de ano comportava mole mais de 2 milhões de pessoas.... A praia de Camboriú era toda ela tomada por foliões, pesquise antes de falar bobeira....

Unknown disse...

Alguns produtores ajudavam a puxar os trios mais o responsável era o Sr Dila
E toda sua equipe especializada....muito bons!!!!

Unknown disse...

Época boa não volta.que ajente podia curti.sem preocupação.

Unknown disse...

Saudade dessa época 😢😢